terça-feira, 10 de agosto de 2010

Plano Colômbia


"O plano atual consiste em aumentar isto de forma muito significativa, dando aos militares 1 600 milhões de dólares. O pretexto é a guerra contra as drogas, mas é difícil encontrar um analista que leve esse pretexto muito a sério. Os paramilitares, da mesma forma que os militares, estão metidos até aos narizes no narcotráfico e a guerra não se dirige contra eles.
"A guerra é dirigida contra comunidades campesinas que se tornaram parte das regiões dominadas pelas Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (FARC). As FARC criam impostos sobre o narcotráfico, mas dizem que gostariam de ver implementado um programa com culturas alternativas; têm, de fato, um programa social deste tipo.
"Recentemente, líderes governamentais e das FARC foram à Europa. Aqui, nos EUA, isto foi apresentado no sentido de que as FARC tinham que ser civilizadas e tinham que presenciar como funcionam os países civilizados. Não foi isto, exactamente, o que se passou. O que se passou é que o governo colombiano e o estado-unidense, mostraram que têm que ser civilizados para entender como é que as democracias sociais funcionam. Isto eu não sei se aconteceu, mas se tiver acontecido, será um passo em frente para a Colômbia e para os EUA, no sentido da implementação de políticas económicas e sociais mais construtivas.
imagem - erico.soylocoporti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.