quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Narcotráfico

Na Colômbia, as redes de narcotráfico usam métodos cada vez mais novos para transportar drogas através das chamadas "mulas": sapatos, balas, bebidas alcoólicas, bíblias, crucifixos e até o interior de obras de arte são usados como esconderijo.
O consumo de cocaína e outras drogas incrementaram a produção e o processamento destas. A Colômbia é considerada a maior produtora mundial de cocaína e um dos principais fornecedores. O problema é nacional, continental e mundial. As fronteiras das drogas alargaram-se.
Leis de proibição foram implementadas na Colômbia para sufocar o efeito negativo das drogas na sociedade e apreender quem as possuem, comercializaram ou distribuíram. O "Plano Colômbia" está destinado a combater os grupos armados ilegais qualificados como terroristas, como paramilitares e guerrilheiros, que começaram a financiar suas atividades com esta atividade contra da lei.
Não há dúvida quanto ao fato de que o narcotráfico é hoje, de longe, o negócio criminal mais rendoso do mundo. O grande lucro do narcotráfico não está em guerrilheiros que vivem em condições precárias na selva colombiana e sim em uma grande rede de poderosos e milionários.
Alguns países europeus tem pedido ao governo colombiano ajuda logística e financeira para implementar planos que permitam combater o tráfico de drogas. Existi a lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico nos bancos americanos.
O poder do narcotráfico foi descentralizado, o que tornou ainda mais difícil seu combate e o grosso do capital movimentado não está na compra da folha ou no refino da cocaína, mas sim nas atividades do comércio da droga. Se as guerrilhas dominassem tudo isso, certamente já teriam feito a revolução.


Luísa Queiroz







Tirinha sobre narcotráfico

(Gustavo Lustosa)

Video sobre narcotráfico


(Vitor Freitas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.