terça-feira, 10 de agosto de 2010


O território colombiano é marcado por territórios de altitude elevada, especialmente na região ocidental, que predominam os Andes. É o país latino-americano de maior diversidade geográfica com área semelhante.
O clima é tropical ao longo de ambas as costas e nas planícies orientais, que as terras altas podem ser consideravelmente mais frias. A corrente quente conhecida como "Corriente del Niño" provoca um aumento nos índices de pluviosidade. No inverno o clima é mais seco, enquanto no verão o clima é mais chuvoso.
A Colômbia faz fronteira com os oceanos Pacífico e Atlântico, sendo o único país da América do Sul a possuir esta característica. Pouco das águas que correm pelo território nacional desaguam no Pacífico, são levados por rios caudalosos e de pouca extensão que descem a cordilheira Ocidental. Alguns rios importantes da bacia do Pacífico são o Rio Patía, o Rio Baudó, o Rio San Juan e o Rio Magdalena.
Na região ocidental da Colômbia predominam os Andes. Existe uma ramificação na cordilheira na Colômbia e na Venezuela. Desta divisão, surgem outras cordilheiras, a Ocidental, a Central e a Oriental. O relevo colombiano é constantemente marcado por elevadas altitudes e picos. O mais alto do país é o Pico Cristóbal Colón.
Luísa Queiroz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.